Segurança do Trabalho
PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
É a criação e sua devida implantação de requisitos e processos de nível administrativo e técnico, que visa, prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, sendo assim atendendo normas de segurança.
PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
Tem como objetivo, a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. É a principal ferramenta para a detecção e prevenção de doenças profissionais através de exames periódicos e complementares, através de relatórios gerenciais anuais, para que sejam determinadas as demais ações ou a manutenção das ações, visando o cuidado à saúde dos colaboradores.
LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
É o documento requerido pelo INSS e tem como objetivo principal a caracterização da existência de agentes nocivos à saúde do trabalhador, conforme Anexo IV do Decreto 3.048/99, para fins de obtenção de aposentadoria especial.
LIP – Laudo de Insalubridade e Periculosidade
O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal exigido pelo Ministério do Trabalho através da NR-15, que estabelece se os empregados têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. E o Laudo Técnico de Periculosidade é o documento requerido pelo Ministério do Trabalho, através da NR-16, que avalia se os empregados estão expostos ou acessam alguma área com risco e fazem com que tenham direito ao adicional de 30% incidente sobre o salário.
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Tem como objetivo documentar o histórico-laboral do colaborador. Desta forma, reúne dados administrativos, registros dos eventuais riscos dos ambientes de trabalho e resultados de monitoração biológica durante todo o período de exercício das suas atividades. Sua finalidade é confirmar as qualidades para habilitação de benefícios e serviços previdenciários (auxílio-doença, auxílio-acidentário, aposentadoria especial).
PPR – Programa de Proteção Respiratória
Consiste na elaboração das diretrizes para o trabalho frente à presença de particulados. É realizado o reconhecimento, quantificação dos agentes, definição de EPIs indicados para o trabalho seguro e recomendações de práticas aceitáveis para o uso de respiradores, fornecendo informações e orientações sobre o modo apropriado para a seleção, utilização e conservação dos EPIs.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
O PCA é o conjunto de medidas técnicas e administrativas que tem o objetivo de prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocasionadas pela exposição ao ruído.
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
O programa tem como principal finalidade conservar a saúde e integridade física dos colaboradores. Baseia-se na antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de possíveis riscos existentes, ou que venham a existir, nos ambientes de trabalho da empresa.
PCMAT – Programa de Controle do Meio Ambiente do Trabalho
São procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Seu objetivo é garantir, por meio de ações preventivas, a integridade física e a saúde do colaborador.
Análise Preliminar de Risco
Visa à prevenção de acidentes do trabalho através da antecipação dos riscos. É uma visão antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa e ainda permite a condição de evitá-los ou conviver com eles em segurança. Trata-se de uma técnica aplicável a todas as atividades.
Ergonomia
É o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral. A ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada.